sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Encontro de Bandeiras reúne fé e tradição no próximo dia 26

No próximo dia 26 de janeiro Votuporanga sediará um dos mais tradicionais eventos da cultura popular: o 29º Encontro de Bandeiras organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura…

No próximo dia 26 de janeiro Votuporanga sediará um dos mais tradicionais eventos da cultura popular: o 29º Encontro de Bandeiras organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura juntamente com as cinco Companhias de Reis do município: Garça Branca, Fonte de Fé, São Gonzalo, Folia de Reis Terno Branco e Estrela de Ouro. Foram convidadas para o evento 30 cidades da região incluindo municípios dos estados de São Paulo, Minas e Mato Grosso.

Para os presidentes administrativo e executivo do Centro de Folclore, Inácio de Oliveira e Osvaldo Murici “é mais que um orgulho estar engajado nessa tradição por tantos anos, contando com muitos parceiros experientes”. Emocionado, Inácio falou das Companhias de Votuporanga, destacando a Garça Branca como sendo a mais tradicional, hoje sobre o comando do mestre Eraclides Pimenta.

Garça Branca se destaca pelos seus 37 anos de história no município, fundada em 1977 pelo falecido mestre senhor Valdemar Correa. Hoje a companhia é composta por 40 integrantes, tendo homens, mulheres e crianças de todas as faixas etárias.

Em entrevista, Eraclides disse que a Companhia se tornou conhecida e admirada por muitos adeptos. Por onde passam deixam boas lembranças, seus cânticos em louvor ao Menino Jesus emocionam multidões. Os foliões se organizam para sair no mês de dezembro e janeiro, eles visitam residências, participam de festas religiosas e promovem vários encontros durante o ano todo.

A Companhia de Reis já participou de diversos festivais na região e sempre é convidada a participar de encontros em outros estados. Um momento marcante na trajetória dos foliões aconteceu em 1990, com a criação da Capela de Santos Reis e Nossa Senhora da Paz em Votuporanga, pertencente à Paróquia Santa Luzia e à Companhia. Desde então Garça Branca passou a integrar o ministério de música da capela e vem participando de missas e celebrações.

Um outro momento especial aconteceu em 1996, com a gravação do primeiro trabalho em LP, em homenagem a Santos Reis, e não parou por aí, em 2000 foi possível a gravação do primeiro CD. “Estamos até hoje com muita fé e devoção, levando o nome do nosso padroeiro por onde passamos. Visitamos a zona rural e nos apresentamos na cidade quando recebemos convite, geralmente nos meses de dezembro e janeiro. Em nosso grupo contamos com diversos instrumentos como viola, cavaquinho, triângulo, acordeom, bumbo, pandeiro entre outros, cada um tem uma função”, explicou Eraclides.

O mestre da Companhia finalizou agradecendo o apoio de todos. “Para a gente a Folia de Reis é uma tradição. Nesta época temos aquele entusiasmo de organizar e participar dos eventos”, ressaltou e falou também sobre o apoio da Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Cultura e Turismo. Eraclides deixou o convite a toda população de Votuporanga e região para o próximo encontro marcado para o dia 26 de janeiro, às 11 horas, na Capela de Santos Reis, com o tradicional almoço. Mais informações pelo telefone (17) 3422-2844 ou 3423-2484.

Notícias relacionadas