segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Empresas podem fazer doações de lixo eletrônico

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços orienta as empresas de Votuporanga a fazerem doações de materiais eletrônicos que não serão mais utilizados como pilhas, baterias e celulares….

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços orienta as empresas de Votuporanga a fazerem doações de materiais eletrônicos que não serão mais utilizados como pilhas, baterias e celulares. A iniciativa faz parte do Mutirão Eletrônico marcado para dia 30 de outubro. Nesta semana a Suzetel, prestadora de serviços de telefonia na cidade, entregou para a campanha, 10 caixas de lixo eletrônico coletadas entre os clientes e funcionários da loja.

A empresa já vinha fazendo a coleta na própria loja e com o Mutirão decidiu repassar este material à Secretaria de Meio Ambiente. O mesmo poderá ser feito pelas empresas interessadas. Basta entrar em contato com a Secretaria que o material será recolhido.

Vinte e dois pontos de coleta foram abertos na última segunda para o recolhimento desses materiais. Todo o lixo eletrônico recolhido será dimensionado em quantidade e espécie e considerado como pontuação do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde, um conjunto de ações visando a preservação do verde, da água e do solo. Quanto maior for a pontuação, maiores serão as chances do município obter incentivos do governo para potencializar as ações de preservação ambiental. A Secretaria atende pelo (17) 34224707 ou 34224888.

Sobre o Mutirão

O Mutirão do Lixo Eletrônico integra o Projeto Ambiental Estratégico “Mutirões Ambientais” da Secretaria do Meio Ambiente. Desde setembro do ano passado, o projeto já realizou cinco mutirões – Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), Mar Limpo (recolhimento de resíduo sólidos no mar), Mutirão Azul (uso racional da água) e Mutirão da Carona (uso racional dos veículos e redução da poluição atmosférica).

Alguns dados sobre o e-Lixo:

No lixo eletrônico é possível encontrar substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio (Fonte: SBPC);
Todos os anos são gerados 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no planeta (Fonte: CDI);
Um celular tem um tempo médio de vida de 18 meses (Fonte: Vivo);
O Brasil já possui 138 milhões de celulares. São 72 aparelhos para cada 100 habitantes. (Fonte: Anatel);
A cada segundo, 23 celulares são fabricados no mundo. (Fonte: Motorola);
Um chip eletrônico exige 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido. (Fonte: CDI);
A cada quatro anos, as empresas substituem os seus computadores. Nos domicílios, levam-se cinco anos para trocarem esta máquina (Fonte: Abinee);
Estima-se que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil sejam falsificadas. (Fonte: Abinee).

Notícias relacionadas