O fechamento dos lixões a céu aberto até 2014 é um dos principais pontos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e tem tirado o sono de alguns prefeitos enquanto a data até o prazo final se aproxima. Diferente dos municípios vizinhos, Fernandópolis já deu inicio aos estudos para essa mudança e o melhor, ela poderá vir através de empresários da própria cidade.
Na semana (16), Eduardo Bego e Osvaldo Rosa , da empresa GWE, especializada no destino final e processamento de lixo, estiveram reunidos no Paço Municipal com a prefeita Ana Bim e a Secretaria de Meio Ambiente, Tais Oliveira, apresentando um projeto pioneiro na cidade e no estado que visa atender aos requisitos previsto pela lei que atingirá todo o país a partir de agosto.
TECNOLOGIA
Ecologicamente Correta, Sustentável, social, energeticamente e economicamente viável, o maquinário, cuja fabricação é de peças 100% nacionais, o “Gaseificador”, batizado de Thermo Conversão Anaeróbica, faz o tratamento de todos o lixo orgânico e resíduos sólidos através de um sistema de gaseificação de biomassa. Seu reator de conversão, transforma todo os resíduos sólidos do lixo em gás, que possuem muitas aplicações tais energéticas, incluindo o próprio funcionamento do maquinário. É justamente neste ponto, o da geração de energia é que a tecnologia se destaca. Quem explica é o empresário Eduardo Bego a seguir.