Na tentativa de impulsionar a publicidade da reforma da Previdência, o governo federal vai mudar o comando da Secretaria de Comunicação (Secom). O empresário e advogado paulistano Fábio Wajngarten assumirá o cargo no lugar do atual chefe do setor, o militar Floriano Barbosa.
Interlocutores do Planalto criticam o plano usado pelo governo para emplacar a proposta. “Já estamos entrando em abril e nada avançou”, diz um deles.
Wajngarten é especialista em monitoramento de mídia e trabalhou ativamente na campanha de Jair Bolsonaro à presidência, no ano passado. À época ele já era cotado para assumir o cargo em um possível governo do capitão reformado.
Durante a campanha, o empresário chegou a defender a criação de uma empresa pública para fazer pesquisas de opinião. O objetivo seria direcionar o presidente da República em tomadas de decisão. A “Brasil Barômetro” faria levantamentos de temas ligados a comportamento, segurança, saúde e cidadania.
Wajngarten é próximo do filho de Jair Bolsonaro, Carlos, bastante ativo nas redes sociais e tido como um dos responsáveis pela gestão dos perfis pessoais do presidente.