Um empresário italiano morreu ao ser esmagado por 25 mil peças de queijo quando as prateleiras onde elas estavam guardadas cederam. O corpo foi encontrado na fazenda dele, em Bérgamo, no norte da Itália, depois uma busca de 12 horas realizada pelos bombeiros, na segunda-feira 7.
Giacomo Chiapparini, de 74 anos, era proprietário da queijaria e verificava os estoques quando, segundo as autoridades locais, uma estante quebrou e gerou um efeito dominó, do qual o homem não conseguiu escapar. Milhares de “rodas” de queijo tipo grana padano soterraram o homem.
Foram necessárias cerca de 20 pessoas, entre bombeiros e integrantes das equipes de emergência, para localizar o corpo do empresário na fazenda, de cerca de 2 mil m². As autoridades querem descobrir se ele foi morto pela queda de uma ou mais rodas de queijo.
Para a investigação ainda não está claro o que causou o colapso da estante. As suspeitas são de algum problema técnico ou de um desgaste do material. A estrutura de metal tinha altura de até 10 metros.
O armazém estocava cerca de 25 mil peças de queijo do tipo grana padano, nome genérico dado aos queijos mais duros e granulosos. É um produto de consistência dura, com forma de tambor e que pesa cerca de 36 quilos. Historicamente, esse tipo de queijo teve origem no Vale do Rio Pó, na época do Império Romano.
A fazenda fica em Bérgamo, cidade vizinha de Milão, no norte da Itália, região onde se originou a produção desse tipo de queijo.