Um empresário de Santa Fé do Sul foi preso em uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã de quarta-feira (15). A ação, que também contou com a participação da PF de Campo Grande (MS), visa combater o tráfico internacional de drogas, armas e outros crimes.
O empresário foi detido em uma fazenda em Barra do Garças (MT). Em Santa Fé do Sul, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão: na empresa do investigado, em sua casa e na casa do filho. A suspeita é que ele utilizava sua empresa para lavar dinheiro do tráfico de drogas.
Operação nacional
A operação, denominada “Sordidum” e “Prime”, está acontecendo de forma simultânea em 10 estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
No total, estão sendo cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, além de sequestro de bens e valores. A investigação mira cerca de 80 pessoas e empresas.
Modus operandi
Segundo a PF, o grupo criminoso utilizava diversas estratégias para lavar dinheiro e movimentar drogas. Entre elas, estavam:
Doleiros: Operavam na fronteira do Brasil com países vizinhos.
Empresas de fachada: Serviam para ocultar a origem do dinheiro ilícito.
Negócios dissimulados: Escondiam as atividades ilegais.
Intermediários: Facilitavam as transações ilegais.
Drogas para a América Central
A investigação aponta que o grupo enviava drogas para países da América Central. Estima-se que, em três anos, os suspeitos tenham transportado pelo menos 6 toneladas de cocaína.
Próximos passos
Os presos serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande (MS), onde ficarão à disposição da Justiça. A PF continuará investigando o caso para identificar todos os envolvidos e desarticular a organização criminosa.
Combate ao crime organizado
A operação “Sordidum” e “Prime” é um importante passo no combate ao crime organizado no Brasil. A ação demonstra o compromisso da PF em investigar e punir os responsáveis por crimes graves como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte de armas.