A obra de arte “Comedian”, uma banana colada à parede com fita adesiva, criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, foi vendida em um leilão por R$ 36 milhões. O comprador, o empresário Justin Sun, comeu a fruta e destacou a singularidade da peça e sua relevância cultural.
“É muito melhor do que outras bananas. É realmente muito boa”, afirmou Sun durante uma coletiva de imprensa em um hotel em Hong Kong. Ele também comentou sobre o impacto histórico de consumir a fruta em um evento público, sugerindo que isso poderia se tornar parte da narrativa da obra: “Comê-la em uma coletiva de imprensa também pode se tornar parte da história da obra de arte”.
A peça foi leiloada em 21 de novembro em Nova York e chamou atenção não apenas pelo valor arrematado, mas também pela comparação feita por Sun com as artes digitais NFT (tokens não fungíveis). “A maioria de seus objetos e ideias existe como propriedade intelectual e na internet, em vez de ser algo físico”, disse ele, traçando um paralelo entre a obra e o conceito de arte no mundo digital.