quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Empresa de Valentim é fechada por falta de licença

A Polícia Ambiental de Votuporanga fechou uma empresa em Valentim Gentil que trabalhava com metais pesados sem licença ambiental. De acordo com nota do 1º sargento da base operacional de…

A Polícia Ambiental de Votuporanga fechou uma empresa em Valentim Gentil que trabalhava com metais pesados sem licença ambiental. De acordo com nota do 1º sargento da base operacional de Votuporanga, Mário Luiz Godoy, no último sábado, por volta das 9 horas, o policiamento ambiental rural autuou no município de Valentim Gentil, uma empresa de galvanoplastia (cromagem) em objetos de metal. Eram utilizados no local, produtos químicos, que segundo Godoy são altamente poluentes ao meio-ambiente como cromo, zinco, cobre e níquel.

A empresa já havia sido alvo de fiscalização anteriormente, juntamente com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que lacrou aproximadamente 20 tanques que continham os metais. Na época ficou constatado que a firma não possuía a licença de operação, que lhe daria a autorização para o seu funcionamento.

Em razão da falta da licença, as atividades da empresa ficaram suspensas até que se regularize perante os órgãos ambientais. O policiamento ambiental realizou termo circunstanciado na empresa, respondendo por ela o H.P.P., 26 anos e responsável pelo local. Residente no município de Valentim Gentil, o homem foi autuado por crime contra o meio-ambiente por infringir o artigo 60 da Lei Federal 9.605/98 cuja pena prevista é de detenção que pode variar entre um a seis meses.

Segundo o Sargento PM Fernandes que acompanhou toda a fiscalização no local, a empresa autuada exerce uma atividade potencialmente poluidora e não poderia estar funcionando em razão da falta da licença de operação. Os produtos químicos são de grande perigo e altamente poluentes se utilizados de forma inadequada ou lançados sem tratamento ao meio-ambiente.

A Polícia Militar Ambiental está à disposição de população na região através dos telefones 3421-9008, em Votuporanga, 3442-6477, em Fernandópolis, 3472-1046, em Nhandeara e também pelo Disque Denúncia — 0800-0555190.

Notícias relacionadas