quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Emprego em setembro cresce mais que no Brasil e no Estado

O nível de emprego formal (com carteira assinada) em Votuporanga teve um crescimento de 1,23% em setembro, impulsionado principalmente pela agropecuária, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados…

O nível de emprego formal (com carteira assinada) em Votuporanga teve um crescimento de 1,23% em setembro, impulsionado principalmente pela agropecuária, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O percentual é bem maior que o registrado no Brasil, cujo aumento foi de 0,64%, e no Estado de São Paulo, que registrou crescimento de 0,56%.

O saldo foi positivo pelo quarto mês consecutivo, com a geração de 186 novos postos de trabalho. No ano, o crescimento é de 4,13%, com a geração de 606 novas vagas formais no mercado de trabalho. O aumento é maior também que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o nível foi de 0,68%.

De todos os setores avaliados, Votuporanga não teve nenhum saldo negativo neste mês. O maior crescimento foi na agropecuária, com nível de 4,3%, diferente de todo o Brasil e no Estado, que tiveram índices negativos (-1,53% e –1,33%, respectivamente).

Na indústria de transformação (produtos alimentícios, têxteis, químicos, metalúrgicos, etc.) também houve destaque, com variação positiva 1,90%. O percentual também é maior que no Brasil e em São Paulo, cujos aumentos foram respectivamente de 1,27% e 0,74%.

No setor de serviços de utilidade pública teve um aumento de 0,88%, enquanto o de serviços gerais o aumento foi de 0,92%. No comércio, o crescimento foi de 0,83%, enquanto na construção civil a variação foi positiva em 0,59%. Na administração pública, o número se manteve estável, sem variações.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do emprego está diretamente ligado as ações da Prefeitura de Votuporanga, que investe e oferece condições para empresários investirem no município. O principal projeto na área para o ano que vem será a instalação de novas indústrias no 6.º Distrito Empresarial, localizado no quilômetro 129 da Rodovia Péricles Beline.

No total são 78 lotes, que foram divididos em sete áreas setoriais diferentes: indústria de reciclagem, indústrica de madeira, indústria metalurgica, indústria relacionada a concreto, indústria mista, indústria alimentícia e comércio de serviços pesados.
Além disso, a Prefeitura busca incentivar todos os outros setores para o desenvolvimento da cidade, prova disso são as contratações no comércio e na agropecuária.

Na área rural, por exemplo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está trabalhando em parceria com órgãos auxiliadores para buscar novas alternativas aos proprietários rurais. Com isso, a Prefeitura tem condições de dar um melhor suporte, através de orientações técnicas e agronômicas e equipamentos para os proprietários, por meio do programa Patrulha Agrícola, que disponibiliza maquinas para utilização dos pequenos proprietários.

Notícias relacionadas