O Codefat, Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador aprovou a ampliação do prazo de seguro-desemprego, que atualmente é de cinco meses para até sete meses como explica o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
De acordo com Lupi, o prazo pode subir até 10 meses, caso a crise financeira se agrave e mais postos de trabalho sejam fechados.
A ampliação do pagamento do seguro-desemprego, no entanto, só valerá para aqueles setores que estão sofrendo mais com os efeitos da crise financeira internacional.
O ministro do Trabalho esclareceu ainda que a decisão sobre os setores beneficiados sairá ainda este mês.
Em Fernandópolis diversas empresas, incluindo as do ramo de comunicações enfrentam pendências judiciais trabalhistas com diversos funcionários, terão que se adaptar as novas regras e ao mesmo tempo controlar a debandada de funcionários que deixam a empresa, devido à falta de regularização trabalhista.
Alguns empresários, atingidos pela debandada de funcionários e pelo acumulo de encargos trabalhistas, fundiram-se, como braços ainda aleijados, de grandes empresas para conseguirem se manter no mercado.