Além das atividades da grade curricular de ensino, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Zantedeschi de Fernandópolis se destaca por projetos sociais que desenvolve todos os anos com os alunos.
Está em andamento, com a participação de todas as salas de aula, uma competição educativa e solidária com diferentes arrecadações. A ação consiste em cada sala de aula representar um país participante dos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023, promovendo, além do projeto social, ‘uma viagem’ por novas culturas e conhecimentos.
Todos os itens arrecadados estão sendo repassados para três importantes instituições do município. A campanha do leite, tampas e lacres beneficia a Associação dos Voluntário no Combate ao Câncer (AVCC). Para o Hemocentro de Fernandópolis, que tem grande necessidade de bolsa de sangue, a ação consiste em incentivar e angariar novos doadores de sangue e de medula óssea e para o Hospital do Amor, a principal proposta é a arrecadação de cabelos, que posteriormente são utilizados pelo hospital para a confecção de perucas e doadas aos pacientes.
Na atual fase da competição, que é dividida por etapas, foram arrecadadas milhares de tampinhas e lacres, além de leites que foram repassados para a AVCC de Fernandópolis. O projeto segue até o mês de outubro e, até o momento, quem lidera a competição é a sala do 5º ano B, que representa o México e soma 5.400 pontos acumulados.
“Nosso objetivo principal é que os alunos se tornem futuros cidadãos de bem, que façam a diferença na sociedade, demonstrando valores como a empatia, propagando o amor por onde passarem”, comentou o professor de Educação Física, Denis Thyago de Oliveira.