segunda, 3 de agosto de 2026

Em visita ao Brasil, diretor da OMS afirma que risco de disseminação global do ebola é baixo

Em visita ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (27), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o risco de o atual surto de ebola se espalhar para outros continentes permanece baixo. A doença vem afetando a República Democrática do Congo há alguns meses, registrando mais de três mil contaminações e cerca de 1,4 mil mortes na região, com registros recentes também na vizinha Uganda.

De acordo com o chefe da entidade de saúde, a forma de contágio do ebola inviabiliza um cenário pandêmico comparável ao da covid-19. Como o vírus exige contato físico direto e não é transmitido pelo ar, o impacto global tende a ser limitado, histórico comprovado pelos poucos casos registrados fora do continente africano nos últimos 50 anos. Contudo, Ghebreyesus alertou para a gravidade da situação em nível local, onde a crise sanitária é agravada por conflitos armados no leste congolês e pelo consequente deslocamento de milhões de refugiados.

Durante a agenda na capital fluminense, o líder da OMS participou de uma cerimônia na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Em seu discurso de agradecimento, o biólogo e ex-ministro da Etiópia destacou a importância da instituição brasileira no cenário científico global e na promoção da equidade em saúde pública, reafirmando o compromisso de cooperação internacional no combate a emergências sanitárias.

Notícias relacionadas