O estado de São Paulo passa por uma alta significativa de casos e vítimas de dengue no mês de março: em apenas três semanas, o número de mortes pela doença quadruplicou. Nesta sexta-feira (22/3), o estado chegou a 112 óbitos causados por dengue — no primeiro dia do mês, eram 27. Os dados são do painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde.
Do início do mês até agora, foram registradas 85 mortes, uma média de 4 por dia. Somente em março, o número de vítimas mais que dobrou em relação ao acumulado de janeiro e fevereiro.
As vítimas mais recentes da doença são moradores de Bauru, Botucatu, Caieiras, Guarulhos, Limeira e São José da Boa Vista. Segundo o painel da Saúde, 53 municípios paulistas já registraram mortes por dengue neste ano. O número de casos confirmados no estado chegou a 292.079 nesta sexta.
No dia 5, o governo de São Paulo decretou estado de emergência para dengue. A decisão foi tomada depois que o estado atingiu 311 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, o que configura situação de epidemia.