A Lei que esta em vigor desde o dia 1º de janeiro, sobre a obrigatoriedade de uso de capacetes com faixas refletivas de segurança e com selo de certificação do Inmetro provocou uma verdadeira corrida de motociclistas às lojas. Mas nem mesmo os responsáveis por fiscalizar a nova lei os policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) estão cumprindo a determinação.
A PM realizou várias blitz ontem por toda a cidade para flagrar motocicletas irregulares. Perto de uma delas, na avenida Duque de Caxias (centro), um PM da Rocam circulava sem a faixa no capacete. Também os fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não atendem à nova regra.
Sem as cinco fitas refletivas no capacete e com o baú da moto sem os respectivos adesivos, o policial militar, identificado apenas por Ramos, ficou irritado ao ver sua moto fotografada. Ele não quis explicar porque descumpria a lei.
Já o fiscal da CET, identificado por Góes, disse não saber ainda quais são as exigências da nova lei.
A nova lei já deveria estar em vigor no meio de 2007, mas foi postergada a pedido dos motociclistas. Quem for flagrado descumprindo a norma perderá cinco pontos na carteira e terá de pagar multa de R$ 127,69, com retenção do veículo. Durante a blitz, a PM só liberava as motos após os proprietários apresentarem os adesivos obrigatórios.