terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Em Rio Preto, restaurante lança projeto que mescla sabor e poesia

Não é de hoje que a gastronomia dialoga com a poesia. O poeta Pablo Neruda é um exemplo célebre no assunto. O chileno, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura,…

Não é de hoje que a gastronomia dialoga com a poesia. O poeta Pablo Neruda é um exemplo célebre no assunto. O chileno, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1971, gostava tanto de comer que transformou ingredientes e pratos clássicos de sua terra em protagonistas de seus versos. Entre os principais escritos estão: “Ode à Cebola”, “Ode ao Milho” e “Ode à Alcachofra”. Levando em conta essa íntima relação entre a arte de cozinhar e este gênero literário, o restaurante Salsa & Cor, em Rio Preto, lança nesta quinta-feira (dia 8) a primeira edição do projeto “Sabor e Poesia”.
Em todas as mesas do restaurante haverá um cardápio com poesias de três artistas locais: Ubirathan do Brasil (Onde Foram Parar os Meus Guarda-Chuvas); Renan Chiaparini (1º Ato) e Tourú (Literapia). Os assuntos são variados. O trio estará no restaurante no dia do lançamento do projeto, a partir das 11h, para autografar também seus livros.
O objetivo da ação cultural, de acordo com a proprietária do Salsa & Cor, Cláudia Priuli Bizuti, é o incentivo à leitura e a divulgações de poesias escritas por talentos da cidade. Segundo ela, dados que integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil foram observados para a idealização do projeto. O recente levantamento, realizado pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró­Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, revelou que 32% da população brasileira não lê por falta de tempo. “O Salsa & Cor fica na área central de Rio Preto. Temos um público que, além de optar por uma alimentação saudável e com um toque caseiro, não tem muito tempo no corrido horário de almoço. Por isso, propomos essa ‘viagem’ cultural, em que neste pouco tempo que a pessoa tem para dedicar à sua alimentação, possa ser acompanhada de uma imersão de versos”, afirma Cláudia.
Inspirado nos bistrôs franceses, o restaurante Salsa e Cor fica na rua Coronel Spínola de Castro, nº 3346. Há mais de dois anos oferece um cardápio diversificado com deliciosas opções gastronômicas. O ambiente é climatizado e conta com uma decoração moderna e intimista, além de disponibilizar gratuitamente estacionamento conveniado para facilitar e agilizar o dia a dia dos clientes. Todos os dias são cerca de 20 opções de saladas entre a variedade de legumes e verduras. “Os clientes estão cada vez mais buscando alimentos frescos e saudáveis. Buscamos sempre diversificar, além dos pratos tradicionais como arroz integral, oferecemos como exemplos purê de batata doce, enorme variedade de grelhados e até risotos integrais”, ressalta Cláudia.

Para todos os gostos

Todas as terças-feiras e quintas-feiras há no cardápio do restaurante risotos com sabores diversificados entre alho poro, limão siciliano, tomate seco com rúcula, palmito e até uma versão integral do tradicional prato italiano. Segundo Cláudia, todas às quartas-feiras há pratos típicos da culinária árabe, como arroz com lentilhas, esfirra integral, charuto de repolho, kibe cru e coalhada. O salmão é a estrela gastronômica das sextas-feiras. O Brasil e Portugal são reverenciados aos sábados com a tradicional feijoada e bacalhoada. Os tradicionais acompanhamentos são couve refogada e farofa. “O principal objetivo do Salsa é oferecer uma alimentação saudável, tanto que não usamos temperos industrializados, apenas os naturais. Os produtos são frescos e com alta qualidade”, afirma Cláudia.

Notícias relacionadas