Um urso polar persegue uma rena até o mar, arrasta-a para a praia e a devora. Essa cena marcante filmada pela primeira vez.
Com o derretimento do gelo marinho, o rei do Ártico pode estar mudando sua dieta.
O espetáculo dramático aconteceu no arquipélago norueguês de Svalbard em 21 de agosto de 2020 (mas só agora divulgado) — no verão, o gelo marinho recua e leva, com isso, as focas, que constituem a principal fonte de alimento do urso polar.
Uma equipe de pesquisa de uma estação científica polonesa próxima assistiu ao acontecimento e capturou pela primeira vez em câmera um urso polar caçando uma rena.
O vídeo mostra uma jovem fêmea perseguindo uma rena macho nas águas geladas, pegando-a e afogando-a, puxando-a para a costa e comendo-a.
“A situação toda foi tão incrível que era como assistir a um documentário”, disse à agência France Presse Izabela Kulaszewicz, bióloga da Universidade de Gdansk (Polônia). “Você quase podia ouvir a voz de um narrador ao fundo dizendo que você absolutamente tem que assistir a este evento porque provavelmente nunca veremos nada parecido novamente”, acrescentou ela, que escreveu artigo científico sobre a cena.
De acordo com os autores do artigo (Izabela e dois colegas poloneses), há indícios de que os ursos polares têm caçado renas com mais frequência nas últimas décadas.
Os especialistas dizem que dois fatores estão em jogo: o recuo do gelo marinho está prendendo os ursos em terra por períodos mais longos, e o número de renas tem aumentado constantemente em Svalbard desde a proibição da caça em 1925. Comer renas é, portanto, uma questão de necessidade e oportunidade.