sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Em menos de quatro anos, número de eleitores cresceu 4,9% na cidade

O número de eleitores cresceu 4,9% em Catanduva desde as últimas eleições municipais, realizadas em outubro de 2004 até hoje. De acordo com o Cartório Eleitoral local, atualmente o Município…

O número de eleitores cresceu 4,9% em Catanduva desde as últimas eleições municipais, realizadas em outubro de 2004 até hoje.

De acordo com o Cartório Eleitoral local, atualmente o Município conta com 77.394 eleitores e outros 470 votantes suspensos. Em outubro de 2004 o número de eleitores era de 73.755.

O chefe do Cartório eleitoral, Marcelo Pereira Micena, diz que a tendência é aumentar, pois o prazo final para requerer e transferir o título de eleitor é até 7 de maio.

“Para evitar atropelo de última hora, seria interessante que todos aqueles que vão fazer transferência do título não deixassem para o último dia”, alerta.

O chefe salientou ainda que em todo ano de eleição a fila de acesso ao Cartório, na Rua Sergipe, chega a dobrar a esquina. “Não há necessidade deste desconforto desnecessário”, frisa.

Prazo
O dia 7 de maio, de acordo com o calendário eleitoral, é o último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio; último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do Município pedir alteração no seu título eleitoral; e, último dia para o eleitor portador de deficiência solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.

Marcelo explica que os documentos necessários são a identidade (RG), e comprovante de residência. Para homens é preciso levar a reservista. “Nos murais do Cartório as pessoas têm todas as informações necessárias”, frisa.

Diferenças
O número de eleitores em Catanduva, segundo apurou a reportagem do NM, não acompanha o crescimento populacional e, dependendo da época, teve saltos percentuais elevados.

Em 1990, por exemplo, Catanduva tinha 93.317 habitantes para 51.854 eleitores, ou seja, 55% da população era apta a escolher seus governantes.

Em 2000 eram 105.847 habitantes e o número de eleitores, 64.847 (61,2%). Neste ano, com aproximadamente 110 mil habitantes para 77.394 eleitores, a cidade conta com 30% votantes.

Ao observar os números, é possível constatar que a relação população/eleitores vem decrescendo, ano a ano. (Por Antonio Sergio R. Silva – Barbosa)

Notícias relacionadas