Rio Preto completa 169 anos nesta sexta-feira (19) de uma maneira totalmente diferente dos anos anteriores. O rio-pretense, ao contrário de sempre, hoje está privado, precisa ficar em casa, para tentar diminuir o avanço catastrófico da covid-19, que tem devastado os sistemas de saúde da maioria das cidades do interior de SP.
A tradicional distribuição do bolo foi deixada de lado, as apresentações musicais e a exaltação das conquistas econômicas da cidade, a maior do noroeste paulista, agora só será lembrada depois que as pessoas estiverem seguras. Até dia 31, a cidade passa por um período de lockdown, ou seja, restrições extremas para tentar diminuir o número de casos positivos do vírus.
“Lamentavelmente, pelo segundo ano consecutivo, estamos impedidos de comemorar o aniversário da nossa querida São José do Rio Preto. Mas tenho fé, tenho muita fé, que vamos superar este momento difícil que vive todo o Planeta Terra. Tenho fé que vamos sair dessa”, afirmou o prefeito Edinho Araújo, em um vídeo divulgado.
Mesmo assim, ele não deixou de exaltar as conquistas da cidade. “Rio Preto é uma cidade receptiva, moderna e acolhedora. Acaba de passar por uma verdadeira revolução na mobilidade urbana, com o avanço das obras do Anel Viário de 35 quilômetros, a duplicação do trecho urbano da BR-153, novos acessos à região Norte e um programa de recapeamento e recuperação de vias em todas as dez regiões administrativas de Rio Preto. Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pelas políticas para o meio ambiente – Rio Preto foi eleita pelo terceiro ano seguido a cidade paulista que melhor cuida do meio ambiente – e recebemos premiações pelos cuidados com nossas crianças, jovens e idosos. Muito nos orgulha ter recebido premiação nacional pela qualidade da gestão pública”, completou.
A cidade contabiliza, desde o começo da pandemia, há um ano, 52.103 casos positivos de covid-19 e 1.269 mortes. As UTIs dos hospitais da cidade estão lotadas e o sistema de saúde está praticamente colapsado.
O lockdown adotou medidas rígidas nesta semana, como o abastecimento de veículos em postos de combustíveis apenas em caso de trabalho ou saúde, com a impressão de um documento feito pelo site da prefeitura, além de desativar o serviço de transporte coletivo até a próxima segunda-feira (22).