Piloto britânico de Formula 1 e heptacampeão da principal categoria do automobilismo mundial, Lewis Hamilton recebeu o título de cidadão honorário brasileiro na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira, 7.
Notório fã de Ayrton Senna, o esportista caiu na graça dos brasileiros após disputar o Grande Prêmio de Interlagos em 2021, ir de décimo a primeira colocação, vencer a corrida e repetir o gesto de seu ídolo ao conduzir o automóvel com uma bandeira do Brasil em mãos. Lewis desembarcou na manhã desta segunda, em Brasília, para participar da homenagem e seguirá em solo brasileiro para a disputa do GP de Interlagos deste ano. Em junho deste ano, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) propôs a homenagem em um projeto de resolução e o relator, Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), citou a proximidade “profunda” e “emocionalmente forte” que o heptacampeão criou com o Brasil.
“O piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros. Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida”, justificou o relator. Por ser um projeto de resolução, não há a necessidade do texto ser aprovado no Senado e a proposta foi promulgada na mesma sessão.
Na ocasião, Hamilton foi ás redes e publicou uma mensagem de agradecimento: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.