Elton John e Emmanuel Macron, o presidente da França, pediram para que o mundo contribua com mais recursos para a luta contra a aids, a malária e a tuberculose.
O momento do pedido coincide com a Festa da Música (Fête de la Musique) e com a cerimônia na qual Macron concedeu a Elton John a Legião de Honra francesa. A França receberá neste ano, em Lyon, a conferência trienal de combate a essas três doenças.
“Temos que conseguir arrecadar mais dinheiro do que na cúpula anterior, ou seja, superar os 13 bilhões de euros”, expressou Macron, ao afirmar que o objetivo será “salvar 16 milhões de vidas”.
De acordo com o governante, este é “um momento crítico” porque “não se sabe se há dinheiro para os próximos três anos” no combate a às três doenças, que “seguem provocando muitas mortes”.
“A aids continua existindo, não é uma história da geração anterior. É preciso continuar se protegendo, tendo boas práticas”, explicou o político, que frisou que os países mais pobres são os mais afetados.
Macron agradeceu pelo compromisso de Elton John, que revelou ter arrecadado 450 milhões de euros para a luta contra a aids através da sua fundação.
Em breve discurso diante de centenas de pessoas, o cantor declarou que “a solidariedade pode ser muito importante, e, no fim das contas, o que une os povos é mais importante do que aquilo que os separa”.
O Palácio do Eliseu recebeu diversos shows para celebrar a Festa da Música. Macron e John aproveitaram a ocasião para anunciar a 21ª edição do festival Solydays, organizado pela associação Solidarité Aids e que acontecerá neste fim de semana em Paris.
Elton John se apresentou em Paris na quinta-feira. O cantor, de 72 anos, está rodando o mundo em uma turnê de despedida dos palcos.