Consumidor
Atenção consumidores. A valorização do real frente ao dólar fez os eletroeletrônicos atingirem os preços mais baixos em 6 anos. É o que mostra o levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas. A baixa cotação do dólar derrubou os preços das peças importadas, utilizadas na fabricação dos produtos. Por isso, neste Natal, os preços dos eletroeletrônicos devem agradar aos consumidores. Os produtos de pequeno porte, muito procurados no mercado, como os tocadores de MP3 e câmeras digitais, devem ser o principal alvo de promoções das lojas. Mas não é preciso correria. O professor de economia da Universidade de Brasília, Roberto Piscitelli, explica que o real deve continuar valorizado enquanto a taxa de juros estiver elevada.
Uma das razões que explicam a atual cotação do dólar é precisamente a taxa de juros muito elevada. Enquanto ela estiver elevada, enquanto não houver nenhum tipo de restrição a mobilidade destes recursos, é provável que a taxa do dólar se mantenha muito baixa, ou seja, que o real continue muito valorizado.
Por isso, o consumidor deve pesquisar bastante antes de comprar os produtos. Outro ponto favorável é que o brasileiro estará com mais dinheiro no bolso, devido ao pagamento do décimo terceiro salário. Segundo o Dieese, o contingente de pessoas que recebem o benefício aumentou cerca de 3% em relação ao ano passado. O número representa, aproximadamente, um milhão e meio de brasileiros a mais do que em 2005. Mas o economista lembrou que é preciso cautela nas compras de Natal. Muitos esquecem que no início do ano, há despesas que pesam no orçamento de casa, como o IPTU, a matrícula na escola e material escolar dos filhos e o IPVA. Portanto, o consumidor deve ficar atento para não gastar mais do que pode.