Uma eleitora de 62 anos ficou ferida após cair em um buraco escondido por santinhos espalhados no chão em São José do Rio Preto (SP). O caso ocorreu quando a mulher chegava para votar na Escola Estadual Professor “Antônio de Barros Serra”, neste domingo (6).
Segundo apurado pela TV TEM, Marlene Bortoleto estava acompanhada do irmão e da mãe, de 86 anos. Devido à queda, a idosa ficou com o joelho ralado. Apesar do ferimento, a mulher não precisou receber atendimento médico e conseguiu votar normalmente.
Outros eleitores que estavam no local disseram que outra pessoa também escorregou nos santinhos e caiu no chão.
A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera e no dia da votação é um crime eleitoral, que pode inclusive trazer punições para os próprios candidatos. É uma prática usada nos momentos próximos ao pleito, em locais de votação e em ruas próximas.
Acontece, por exemplo, na véspera do pleito, na madrugada do primeiro turno e no horário em que as seções eleitorais começam a funcionar.
A pena é de seis meses a um ano de prisão, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa.
A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a R$ 8 mil.