sábado, 26 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Eike Batista é alvo da PF em ação contra fraude em licitação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje, a Operação Toque de Midas, que investiga fraudes no processo licitatório de concessão da estrada de ferro do Amapá. Foram expedidos…

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje, a Operação Toque de Midas, que investiga fraudes no processo licitatório de concessão da estrada de ferro do Amapá. Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão, sendo que um deles esta sendo cumprido na casa de Eike Batista, no Rio de Janeiro. O empresário é dono da empresa de exploração de petróleo OGX e de grupos que atuam em logística e mineração, entre outros setores. A operação também ocorre nos Estados do Amapá e Pará.

Segundo nota da PF, a operação investiga o possível desvio de ouro lavrado nas minas do interior do Amapá. Há fortes suspeitas de que o minério não esteja sendo totalmente declarado perante os órgãos arrecadadores de tributos, principalmente a Receita Federal.

Foram encontrados indícios de direcionamento da licitação para que as empresas de um mesmo grupo vencessem o certame. Tal direcionamento se daria com o ajuste prévio de cláusulas favoráveis às empresas deste grupo, principalmente as referentes à habilitação dos participantes no procedimento licitatório, afastando, dessa forma, demais interessados na concessão da estrada de ferro.

Notícias relacionadas