No ano de 2013, com o diploma da graduação em Engenharia Elétrica pela UNIFEV já em mãos, os amigos Danilo Vitor Fiorentino, 25 anos, Gesiel Suares da Silva, 28 anos, e Gabriel Gomes Bifaroni, 25 anos, decidiram que o melhor caminho a seguir, após a colação de grau, seria o do empreendedorismo.
A partir desse momento, nascia, em Votuporanga, uma empresa focada em serviços elétricos especializados, um sonho que surgiu, praticamente, dentro da sala de aula.
Na data em que se comemora o dia do Engenheiro Eletricista (23 de novembro), a história de conquista dos três sócios é um estímulo para alunos e profissionais recém-formados que ainda estão no início de sua jornada profissional.
“É necessário superar os obstáculos do cotidiano e nunca desistir. Agradeço a UNIFEV pela excelente base que tivemos durante toda a nossa formação. A Instituição visa a despertar em seus alunos o espírito empreendedor e essa preparação foi fundamental para nós”, contou Silva.
Para Gabriel, a excelente qualidade do corpo docente e dos laboratórios estão entre os pontos fortes do curso. “Os nossos professores foram os melhores, sempre muito acessíveis e detentores de grande conhecimento. As aulas eram esclarecedoras e toda a infraestrutura do Câmpus contribuiu de forma efetiva para a conquista de bons resultados”, disse.
Há quase dois anos no mercado, Danilo ressalta que a força de vontade foi fundamental para a concretização do projeto. “Logo que terminamos a graduação, tínhamos uma imensa vontade de exercer a nossa profissão. Então, encontramos a oportunidade no mercado regional e partimos em busca de novos desafios e aprendizados. A caminhada é longa, mas vale a pena todo o esforço dispensado”, finalizou.
O CURSO
A graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEV forma profissionais aptos a participar do processo de desenvolvimento de qualquer sistema energético, cujo objetivo é a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos para residências, comércios e indústrias, em diversas áreas, como eletrotécnica, automação, produção industrial de componentes eletroeletrônicos, operação e manutenção de equipamentos, entre outros.
“Em razão das novidades no âmbito da energia elétrica nacional, devido às recentes alterações nas tarifas de consumo, o profissional está sendo muito requisitado a participar, junto às empresas em geral, nos processos de gestão. Diante dessa nova conjuntura, a carreira segue bem cotada no mercado, o que tem garantido novas contratações”, afirmou o coordenador de curso da Engenharia Elétrica e Eletrônica da UNIFEV, Prof. Esp. Nelson Bueno Assumpção.