Os egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV Juliana Leal Hurtado, 25 anos, e Renan Augusto dos Santos, 25 anos, encontraram, nos conceitos desenvolvidos durante as aulas da graduação, o estímulo para empreender na área com projetos sustentáveis.
Há alguns meses, a dupla divide a sociedade de um novo negócio, preocupado com o aproveitamento racional dos recursos necessários para uma construção de sucesso.
Na data em que se comemora o dia do Arquiteto (11 de dezembro), a história dos ex-alunos mostra as infinitas possibilidades de atuação no mercado, em um âmbito cada vez mais procurado por empresas e comunidade.
“Empreender foi a realização de um sonho. No início de 2015, vimos a oportunidade surgir em um nicho de mercado que cresce muito no Brasil e nos identificamos com a ideia. Então, encontramos nesse espaço uma maneira de contribuir ecologicamente, construindo mobiliários e planejamentos com materiais alternativos, recicláveis e que não agridam o meio ambiente”, contou Juliana.
De acordo com Renan, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Votuporanga possibilitou desenvolver competências profissionais para a prática da carreira. “A época universitária deixou saudades. Cada aula tinha sua peculiaridade com projetos desafiadores e corpo docente qualificado. O melhor da graduação fica por conta da atenção com que é tratada a produção criativa inovadora e uma ótima infraestrutura, que colabora para o progresso do estudante”, ressaltou.
O CURSO
A graduação de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV forma profissionais aptos a compreender e a traduzir as necessidades sociais em projetos que levem em consideração a concepção, a organização e a construção do espaço, em todas as suas escalas: urbanismo, paisagismo, edificação e mobiliário.
Os alunos possuem à sua disposição uma excelente infraestrutura que alia teoria e prática. Além das salas de prancheta, a Instituição oferece diversos laboratórios importantes para a formação desse profissional, como os de Construção, Conforto Ambiental, Informática e os de Modelos e Maquetes. O curso também possui o Núcleo de Arquitetura – espaço destinado à prática e à vivência da profissão, à extensão acadêmica e à pesquisa.
Para a coordenadora Profa. Ma. Maria Júlia Barbieri Eichemberg, o campo profissional é amplo e permite a atuação em diferentes áreas. “Hoje em dia, graças ao nosso conselho próprio CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), que regulamenta a profissão e trabalha muito próximo às questões do ensino, estamos criando em nosso País uma cultura que difunde a importância de se ter um projeto pensado de acordo com as necessidades exclusivas do cliente e que respeite o conforto e a qualidade dos espaços. Isso é tarefa do arquiteto que passa, cada vez mais a ser procurado pelo cliente para concretizar suas ideias e desejos”, finalizou.