sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Egresso relata experiência obtida com o “Ciências Sem Fronteiras”

O egresso do curso de Química da UNIFEV Maykon Beraldi, 24 anos, foi um dos alunos escolhidos, no ano de 2013, para participar do Programa Ciências Sem Fronteiras. O ex-aluno…

O egresso do curso de Química da UNIFEV Maykon Beraldi, 24 anos, foi um dos alunos escolhidos, no ano de 2013, para participar do Programa Ciências Sem Fronteiras.

O ex-aluno teve a oportunidade de estudar durante 18 meses na Xavier University, instituição de ensino localizada no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Após sua volta ao Brasil, Maykon visitou, neste mês, o Centro Universitário de Votuporanga, ocasião em que compartilhou sua experiência com colegas e docentes.
“Só tive essa oportunidade de estudar em um dos países mais desenvolvidos do mundo, graças à UNIFEV. Se não fosse pelo excelente desempenho da Instituição nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e seu reconhecimento nacional, não teria sido possível realizar esse sonho. Também não posso me esquecer da boa qualidade do curso, fundamental para o meu aprendizado por lá”, contou.

Segundo o coordenador da graduação, Prof. Me. Waldir Perissini Júnior, reencontrar os egressos e ter a oportunidade de presenciar o crescimento pessoal e profissional de cada um deles é um dos momentos mais especiais na vida de um professor. “Todo nosso trabalho está voltado para a formação de profissionais qualificados e comprometidos. Temos grandes químicos graduados pela nossa Instituição, que são grandes exemplos de profissionais, espalhados por todo o Brasil”.

Para Maykon, a herança dessa experiência é a amizade e o conhecimento conquistados. “Quando cheguei à universidade, era o único brasileiro por lá, isso fez com que eu ficasse mais aberto às pessoas, oportunidade em que conheci gente de lugares e culturas diferentes. Creio que o intercâmbio me proporcionou uma disciplina maior. Agora, estou certo do que eu quero daqui pra frente. O próximo passo é voltar aos Estados Unidos e cumprir outros desafios”.

Ciências Sem Fronteiras

O “Ciência sem Fronteiras” é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Desde que o Programa passou a ser oferecido pelo Governo Federal, em 2012, sete alunos da UNIFEV conquistaram bolsas para estudar em Instituições de Ensino Superior (IES), no exterior.

De acordo com informações recentes divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada.

Mais informações sobre o Ciência sem Fronteiras podem ser obtidas no site: www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Notícias relacionadas