A velha máxima de que o bom filho a casa torna pode ser usada para descrever a história do advogado Douglas Teodoro Fontes, 35 anos. Formado em 2003 pelo Centro Universitário de Votuporanga, atualmente, o ex-aluno exerce a função de docente do curso de Direito da Instituição.
Além de professor da casa há cinco anos, Fontes exerce a advocacia em Votuporanga e região. “O Direito me traz desafios diários. Cada processo, cada aula, tudo isso é um novo desafio. Fazer sempre o meu melhor no exercício da atividade é minha grande meta, para honrar a profissão que escolhi e a classe que represento”, afirmou.
Neste 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado, Fontes comemora a boa fase profissional, mas lembra que sua rotina é calcada em muito estudo e atualização constante.
“Apesar de ser uma área muito tradicional, ela possui suas peculiaridades que nos coloca sempre como pessoas bem quistas no mercado. Um bacharel em Direito consegue se posicionar de forma competitiva em vários seguimentos, pois o conhecimento sobre legislação é inerente a qualquer profissão”.
O docente ainda ressalta a alegria que sente por poder estar em contato diário com os universitários. “É algo que enriquece qualquer pessoa que faz o que realmente ama. Estudar Direito, com uma classe lotada, como é o nosso caso, é gratificante ao extremo. Isso porque, sempre surge uma nova indagação, um posicionamento diferente daquele rotineiro e, assim, todos crescem não só intelectualmente, mas como pessoas e cidadãos”, comentou.
Sobre a Instituição que escolheu para se formar e para trabalhar, o advogado é só elogios. “A UNIFEV desenvolveu e desenvolve um papel importante na minha vida, tanto que realizei diversos cursos, acompanhei palestras e, inclusive, fiz minha especialização, aqui. Claramente, o maior diferencial do Centro Universitário de Votuporanga é o comprometimento de toda sua diretoria, reitoria e coordenação com a excelência no ensino que oferecemos”, finalizou.
O curso
De acordo com o coordenador da graduação em Direito da UNIFEV, Prof. Esp. André Luís Herrera, o curso está há 18 anos formando profissionais aptos a trabalhar na aplicação e cumprimento das normas jurídicas que vigoram na atualidade.
“Ao longo deste tempo, propiciamos aos alunos a possibilidade deles alcançarem seus sonhos. Tanto é verdade que, hoje, temos egressos que são docentes universitários, promotores, delegados, juízes e entre outros. Isso significa que estamos plantando excelentes sementes”, contou.
Um dos diferenciais da graduação é o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde os estudantes vivenciam a prática profissional, por meio de experiências reais e simulações. O local conta com uma completa infraestrutura: salas de audiência, cartórios, laboratório de informática e um minitribunal do júri. A comunidade é atendida por meio do projeto “Tira Dúvidas”, em que os moradores recebem orientações jurídicas dos alunos, que são supervisionados por seus professores.