O Dia do Publicitário (1º de fevereiro) é comemorado de um jeito diferente a cada ano que se inicia, afinal, o mercado vem passando por transformações significativas e positivas para aqueles que almejam ser um profissional da área.
Com os consumidores cada vez mais conectados, a forma de planejar e colocar em ação as campanhas publicitárias também se modernizou. O setor mobile foi um dos que mais cresceu nos últimos anos. A publicidade no universo móvel enriqueceu as possibilidades de negócios e serviços na área, o que favoreceu bastante o caminho de diversos publicitários no País.
Antenado à essa oportunidade, o egresso do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEV, Rafael Grandizoli, 31 anos, formado em 2007 pela Instituição, encontrou a chance perfeita para ter sucesso em um ramo tão competitivo.
“A minha rotina profissional tem sido de constante aprendizado e aperfeiçoamento. Depois de batalhar muito, consegui trabalhar na agência F.biz como um freelancer, fui efetivado e estou na empresa há 6 anos. Já passei por diversas fases e cargos diferentes, participando de vários projetos mobile para grandes marcas. Sempre contei com o apoio de excelentes profissionais, que me ajudaram a evoluir e chegar ao cargo que estou hoje”, contou.
Atualmente, Rafael é gerente de operações da agência Mobile Unique Vision (MUV), empresa voltada para o mobile, do Grupo WPP e independente da F.biz. “Realizo a gestão de trabalhos com operadoras de telefonia móvel, provedores de conteúdo, plataformas técnicas, fabricantes de celular e anunciantes”.
Questionado sobre o suporte que recebeu ao longo de sua graduação no Centro Universitário de Votuporanga, o egresso é direto. “A Instituição me deu o preparo e conhecimento necessário para encarar o mercado de frente. Sempre tive confiança na minha formação acadêmica. Ela não deixou nada a desejar com relação a outras faculdades”, ressaltou.
Na UNIFEV, os alunos de Publicidade e Propaganda têm acesso à prática profissional por meio de aulas, estágios supervisionados e trabalhos desenvolvidos junto ao Laboratório Integrado de Comunicação (Lab.In.), ao Setor de Comunicação e Marketing, e à Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV).
De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Ma. Giselda Fernandes Poiani Gomes, a graduação privilegia o ensino e a prática da carreira, preservando a visão crítica do universitário. “É necessário preparar o profissional para que ele consiga visualizar e compreender como usar sua criatividade para diferentes públicos e produtos. A identificação dos meios adequados para cada perfil também é outra questão fundamental e que deve ser discutida desde cedo. Tudo é monitorado por docentes competentes e desenvolvido em laboratórios modernos, mediante matriz curricular inovadora ”, finalizou.