sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Egressa da UNIFV atua em uma das melhores universidades do país

A egressa do curso de Letras da UNIFEV Gislaine Goulart dos Santos, 30 anos, atua em uma das melhores universidades públicas do Brasil. Formada em 2009 pela Instituição, Gislaine é…

A egressa do curso de Letras da UNIFEV Gislaine Goulart dos Santos, 30 anos, atua em uma das melhores universidades públicas do Brasil. Formada em 2009 pela Instituição, Gislaine é colaboradora e aluna do Programa de Doutorado da Instituição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Dois anos após a conclusão de sua graduação, a ex-aluna decidiu seguir carreira acadêmica e foi aprovada no Mestrado, ocasião em que recebeu o convite para fazer parte de um seleto grupo de estudantes do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP, onde permanece até hoje. Além de aluna, atualmente, Gislaine é funcionária pública da Universidade, sendo responsável por importantes programas educacionais, como o Ciências Sem Fronteiras, Apoio Didático (PAD) e o Estágio Docente (PED).

Para a egressa, o curso de Letras da UNIFEV é diferenciado em razão de seu alicerce curricular e corpo docente altamente qualificado. “A Instituição sempre contou com uma equipe de professores muito boa e competente. Todos eles sempre me incentivaram muito a procurar novos horizontes. Acho que o que falta para muitos profissionais e alunos, hoje em dia, é um mestre que os ajude a ver o seu próprio potencial. Isso eu encontrei no Centro Universitário de Votuporanga”, afirmou.

De acordo com Gislaine, neste 21 de maio, Dia do Profissional de Letras, possui diversos motivos para ser celebrado. Afinal, não faltam possibilidades profissionais àqueles que buscam uma colocação no mercado. “Nós podemos ir muito além da sala de aula: ser intérprete, editor e revisor de texto, atuar como crítico literário, tradutor etc. Há uma intensa busca por graduados competentes e dinâmicos, preparados para atuar em diferentes setores. Essas opções dependem muito das escolhas que fazemos após a conclusão do curso, por esse motivo, uma graduação completa ajuda muito nesse momento”, ressaltou.

Segundo o coordenador do curso de Letras da UNIFEV, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, apesar de haver uma alta demanda em espaços diferenciados, a docência ainda é uma das áreas mais promissoras. “É a que mais emprega, pois não há escola que possa prescindir de professores de Português, Inglês, Espanhol, Redação e Literatura. Além disso, há várias opções para quem quer seguir essa área: os ensinos Fundamental, Médio e Superior, seja em instituições particulares ou públicas”.

O CURSO
O curso de Letras da UNIFEV busca formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Cabe ao profissional fomentar reflexão sobre questões e temas relativos aos conhecimentos linguísticos e literários.

A graduação possui excelentes conceitos no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (notas 4 e 5 em uma escala de 0 a 5) e está vinculada ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), programa da CAPES que oferece bolsa de estudo de R$ 400,00 (em conta corrente) para trabalho em escolas públicas parceiras.

Notícias relacionadas