A carreira profissional da egressa do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFEV Izabela Caroline Rossi, 27 anos, formada em 2010 pela Instituição, é marcada pela dedicação plena à Educação. A ex-aluna atua como docente em escolas e colégios técnicos da região.
A busca por profissionais com o perfil de Caroline é alta no mercado. Apesar de a Matemática ser uma das licenciaturas com o maior número de alunos no País, de acordo com dados divulgados pelo Censo de Educação Superior em 2013, a carência ainda existe e é significativa. “Antes de me formar já conhecia a realidade das salas de aula, por meio dos estágios que realizei durante o curso. Não encontrei dificuldades para conseguir um emprego. As portas foram se abrindo naturalmente e, com isso, novas e excelentes oportunidades surgiram”, contou.
Neste 6 de maio, Dia do Matemático, a egressa compartilha o seu sentimento de gratidão aos exemplos e apoio que encontrou no Centro Universitário de Votuporanga. “A maior parte do conhecimento que coloco em prática no meu dia a dia foi obtida durante a minha graduação, na UNIFEV, onde tive ótimos docentes e uma educação de excelência, o que me preparou o suficiente para lidar com todos os desafios da profissão”.
Para a coordenadora do curso de Matemática, Profa. Ma. Milena Aparecida Batelo Ramos, a área educacional é um campo promissor, mas que exige cada vez mais dinamismo e interação por parte dos educadores. “Aqueles que acompanharem as mudanças sociais e tecnológicas terão vagas garantidas no mercado. É necessário aliar essa transformação com metodologias diferenciadas para enfrentar, de forma eficaz, todos os obstáculos da carreira”, contou.
O CURSO
O curso de Licenciatura em Matemática da UNIFEV forma professores há mais de 30 anos. Tamanha tradição é um diferencial de peso, quando a experiência caminha junto ao que há de mais moderno na área. Além das atividades comuns à prática docente, os alunos são capacitados a utilizar recursos tecnológicos que contribuem para o ensino da disciplina. Para isso, eles têm à disposição laboratórios de Matemática e Informática.
O educador da área atua, preferencialmente, nos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Ele também pode desenvolver pesquisas e trabalhar como docente em instituições de ensino superior. Além da carreira acadêmica, o egresso do curso pode atuar como analista em bancos, empresas em geral e no governo.