Para muitos profissionais, o desejo de viver em outro país é apenas um sonho. Mas para a biomédica formada pela UNIFEV Renata Pires de Assis, 28 anos, isso já é uma realidade.
Há um mês, a ex-aluna do Centro Universitário de Votuporanga, que concluiu sua graduação em Biomedicina, em 2008, trocou a cidade de Araraquara, no interior paulista, para viver em Quebec, no Canadá.
A mudança para o exterior aconteceu depois que Renata conquistou uma bolsa para cursar o seu doutorado sanduíche, na área de Bioquímica, no Centre de Recherche, Institut Universitairé de Cardiologie et de Pneumologie, Université Laval.
“Considero essa uma grande vitória profissional e pessoal. Estou tendo uma oportunidade ímpar, o que tornará a minha carreira acadêmica diferenciada. Conhecer uma nova cultura, costumes e tecnologias avançadas dentro da área biomédica é maravilhoso”, disse.
O Dia do Biomédico é comemorado no Brasil neste dia 20 de novembro, em homenagem ao profissional que auxilia a classe médica no diagnóstico e tratamento de doenças. De acordo com Renata, a carreira na área é bastante promissora. “Essa profissão possui muitos setores de atuação e inserção no mercado de trabalho. Buscar o aprimoramento, independentemente do ramo em que se atua, é fundamental para se tornar um biomédico de sucesso”, ressaltou.
Além de ex-aluna da UNIFEV, a biomédica também trabalhou como docente da Instituição, em 2014. “Foi muito gratificante retornar ao Centro Universitário e ter a oportunidade de lecionar junto com excelentes professores, com os quais aprendi muito”, afirmou.
Sobre a importância da UNIFEV para a sua formação, Renata destaca a ótima qualidade da infraestrutura e da matriz curricular do curso de Biomedicina.
“A Instituição me proporcionou bases sólidas de conhecimento, desde as aulas práticas de anatomia até a primeira coleta de sangue, em especial, os momentos em que aprendi a realizar exames relacionados à análise clínica, dentre outros. Os laboratórios são bem equipados e a equipe técnica muito bem preparada”.
DIFERENCIAIS
O curso de Biomedicina da UNIFEV oportuniza ao estudante obter conhecimentos teóricos aliados aos conhecimentos práticos, por meio dos estágios em laboratórios clínicos especializados, sob a supervisão de professores mestres e doutores habilitados.
O graduando torna-se apto para assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos e reconhecer as possibilidades do mercado de trabalho. “O campo de atuação profissional é amplo e está em contínua expansão.
Atualmente, há cerca de 40 habilitações nas quais o graduado pode se especializar, de acordo com os princípios éticos da profissão: Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas de Fertilização, Hemocentros, Laboratórios de Citologias Oncóticas, Clínicas de Diagnóstico por Imagem, Laboratórios de Alimento, entre outros”, explicou a coordenadora da graduação na UNIFEV, Profa. Ma. Eloni Aparecida Fontana.