Para ter a música como ferramenta de apoio à prática pedagógica diária, embasada em trabalhos científicos, professores, educadores infantis, diretores e coordenadores da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga concluem o curso “Sons e Vínculos, a Música nas Escolas”, nesta sexta-feira (12/8), com organização e apresentação de uma fanfarra de instrumentos musicais artesanais.
A apresentação da fanfarra ocorrerá em frente ao Polo da UAB Votuporanga, em três períodos – manhã, tarde e noite, com duração de 15 minutos e 40 participantes em cada momento, totalizando 165 profissionais do quadro do magistério capacitados para utilizar a música como elemento de integração e harmonização do ambiente escolar.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver noções de interpretação, improvisação e composição musical, além de produzir instrumentos artesanais. Como parte do conteúdo, todos também aprenderam a montar, ensaiar e reger um coral em sala de aula, e organizar jogos musicais de acordo com as idades e séries dos alunos.
Incluir a música nos processos de ensino-aprendizagem, tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental, auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, da inteligência emocional, inteligência espacial e espiritualidade dos educandos.