Diretrizes estabelecem que cultura afro-brasileira deve ser tratada em sala de aula; professores estão sendo treinados
Professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (27/03) no auditório da Secretaria da Educação e Cultura para receberem as orientações sobre a implantação do projeto “Educando para Superar as Diferenças”. A iniciativa tem como objetivo promover uma maior integração entre as diferentes etnias que formam a sociedade brasileira.
O projeto prevê a capacitação e atendimento semanal dos professores da rede municipal através de palestras, planos de ensino e atividades práticas, com apoio de materiais pedagógicos adequados lei 10.639/2003 do Ministério da Educação, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. O aprendizado será repassado pelos professores em sala de aula.
Na oportunidade, os professores assistiram e debateram o vídeo “Vista Minha Pele”, produzido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. O filme é uma divertida paródia da realidade brasileira. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.
O segundo passo do encontro entre educadores foi uma palestra sobre Diversidade Étnico-social, ministrada pelo Assistente Pedagógico Luiz Fernando Alves. “A cada encontro vamos abordar um tema sobre a diversidade racial, não adianta apenas pregarmos a conscientização, precisamos expor os problemas para serem debatidos. A partir desta iniciativa, surgirão idéias que vão dar suporte para novos projetos, e assim se forma uma cadeia de ações construtivas”, explicou.
Além do auditório da Secretaria, as reuniões também vão acontecer em todas as unidades escolares de educação infantil e de ensino fundamental.