Cerca de 2,2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Votuporanga estão recebendo as apostilas do programa “Se essa Rua fosse minha”, da Editora Fama. O material será trabalhado com os alunos dos 3ºs aos 5ºs anos dos Centros de Educação Municipal (CEM) de Votuporanga.
Já os 2 mil alunos do pré II, 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino também terão aulas de educação no trânsito, sendo que o material desta turma foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, em concordância com o Ministério Público.
O programa tem como princípio motivar alunos e pais e a comunidade na formação de uma nova cultura no trânsito, por meio de aprendizagens em ambiente físicos e virtuais.
O material é composto pelo livro do aluno, livro do professor e livro dos pais. “O livro do aluno desenvolve um trabalho preventivo que prepara o cidadão para o exercício da cidadania ética, responsável e consciente de seus direitos e deveres. Já o material do professor contém orientações para desenvolver uma proposta pedagógica de forma interdisciplinar e transversal durante todo o ano letivo, enquanto que a cartilha que será encaminhada aos pais possibilita a saudável participação da família nas reflexões de comportamentos seguros”, destacou a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Cristina Rodolfo.
A coleção é composta por materiais diversificados, como: livro do aluno, livro dos pais, livro do professor, cartazes, DVD, jogos educativos e uma sacola de material reciclado. Na última quarta-feira, dia 21 de agosto, quem recebeu o material do programa foram os alunos do CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima”.
Capacitação
No último mês de junho, cerca de 40 professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Votuporanga participaram de uma capacitação do programa de educação no trânsito “Se essa rua fosse minha” para ministrarem as aulas.