segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Educação Municipal vai implantar o projeto “Música e Cidadania”

A Secretaria da Educação de Fernandópolis e Secretaria da Cultura, com apoio da prefeitura de Fernandópolis, iniciaram dia 1º de agosto, o projeto “Música e Cidadania”, em parceria com a…

A Secretaria da Educação de Fernandópolis e Secretaria da Cultura, com apoio da prefeitura de Fernandópolis, iniciaram dia 1º de agosto, o projeto “Música e Cidadania”, em parceria com a Orquestra de Sopros (Osfer). O projeto, que será implantado em 10 escolas municipais de ensino fundamental, incentiva o estudo de música e fanfarra e auxilia na formação das crianças, como cidadãos.

Monitores estão sendo capacitados por professores do projeto em Atibaia, onde o “Música e Cidania” já é pioneiro. Entre os monitores, oito são músicos na Osfer e outros 4 recebem aulas de coreografias para fanfarras.

Neste semestre, a Emef Ivonete Amaral da Silva Rosa, Emef Pedro Malavazzi, Emef José Gaspar Ruas, Emef Koei Arakaki e a Emefa Melvin Jones, receberão o projeto com aulas da fanfarra e música com instrumentos de sopros e percussão.

Dos alunos que se inscreverem, serão selecionados por aptidão, cem de cada escola para participarem do projeto. 50 alunos receberão aulas de baliza e coreografias, 36 aulas de instrumentos de sopros e 14 instrumentos de percussão.

Para o primeiro semestre de 2013, o projeto vai beneficiar as escolas Emef Antônio Maurício da Silva, Emef Coronel Francisco Arnaldo da Silva, Emef João Garcia Andreo e Emef Alberto Senra, com aulas de flauta barroca.

O maestro da Osfer e coordenador geral do projeto, Fernando Paina, enfatiza que a introdução musical, contribui ativamente para o desenvolvimento e formação das crianças e futuramente, poderão ajudar a expandir o ensino da música.

A previsão é que a Emefa Melvin Jones se apresente no dia 7 de setembro, com a fanfarra na Praça da Matriz, em comemoração a Independência do Brasil.

Notícias relacionadas