A escola Vicente Santoro vai sediar, no próximo dia 19 de setembro, das 7 às 13 horas, o VI Encontro de Pré-Adolescentes, promovido pela educação municipal de Valentim Gentil, para cerca de 160 alunos do quinto ano do ensino fundamental. Através de palestras, serão aplicados conteúdos educativos sobre temas como drogas, violência, sexualidade, preconceito e direitos e deveres.
“O evento tem como objetivo prestar informações sobre os conflitos da adolescência; descobrir as causas de instabilidades nos comportamentos sociais; dar segurança para que os pré-adolescentes enfrentem os obstáculos desta etapa da vida; mostrar os perigos que as drogas oferecem; e envolver pais, professores e a sociedade na conscientização de valores e atitudes”, esclarece a direção da escola Vicente Santoro.
A diretora da unidade escolar, Maria Dalva Marques Campanhola, ressalta que “a educação não pode fechar os olhos diante de elevados índices de usuários de drogas nessa faixa etária, gravidez precoce e prostituição infantil”. Acrescenta que “cabe à escola cumprir seu papel de orientadora”. Explica que a proposta é somar forças com todos os segmentos da sociedade. Conclui que os alunos serão avaliados sobre o evento.
Palestra
Hoje (10), a partir das 19h30, a escola Vicente Santoro recebe pais de alunos e educadores para uma palestra com o tema “Valorização da Vida”, que será proferida pelo soldado Kleber Troiani, instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), aplicado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O objetivo é esclarecer sobre a importância do VI Encontro de Pré-Adolescentes. (Júnior Medeiros, colaborou)