A Diretoria de Educação e Cultura do município de Ouroeste há cerca de 2 meses ganhou novas instalações e melhoria na infra-estrutura para o atendimento.Hoje conta com um ambiente mais amplo, dividido em setores o que oferece ainda mais qualidade no atendimento aos estudantes e educandos de projetos sociais, como: recepção, salas da Supervisora, Psicóloga, Assistente Social, Bolsas de Estudo, Diretoria, Sala de Leitura, Sala de reunião, entre outras.
A diretoria municipal de Educação e Cultura é um órgão que vem planejando, organizando, coordenando, executando e avaliando a política do sistema municipal de ensino, com o objetivo de fornecer uma educação infantil de qualidade.
Melhorias nas EMEIs
A EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – Paraíso Infantil de Ouroeste, recebeu grandes investimentos com diversas adequações, incluindo ampliações e reformas. A EMEI atende atualmente cerca de 320 crianças de um 1 ano e seis meses a 6 anos de idade.
Entre as melhorias estão a disponibilização de 3 novas salas de aulas para qualificar o atendimento às crianças e adequações do espaço físico, como secretaria, diretoria, pintura completa do prédio, entre outros. Além disso foi instalado na escola um playground no parque de diversão e novos balanços proporcionando ainda mais opções de lazer, além da aquisição de diversos brinquedos pedagógicos, o que beneficiou também a EMEI Maça do Amor de Arabá. Entre outras melhorias, estão também as ampliações das banheiras da creche, que atende crianças num período integral.
As adequações visa pela qualidade do ensino infantil e mostra a preocupação da Prefeitura Municipal não só com a qualidade mais também com a comodidade das crianças.
Novos projetos
A Diretoria Municipal de Educação e Cultura , já implantou um projeto que esta levando a arte e a cultura para os educandos do Nacra – Núcleo de Atendimento a Criança e o Adolescente e munícipes, através da dança, teatro e coral. Com a implantação destes projetos é uma forma também de revelar novos talentos.
Nas aulas de dança são trabalhados os estilos Balé e Jazz, na academia Estilo Livre. A turma é dividida por grupos. O teatro, é trabalhado por um profissional, onde é encarregado em orientar, ensaiar e mostrar à linguagem teatral, e que depois são interpretados pelos alunos. Esse projeto de teatro já conta com dois grupos, um infantil e um com adolescentes e adultos, todos munícipes.
Outro trabalho também vem sendo desenvolvido com alunos de 1° a 4° série do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Trata-se um projeto que esta levando exercícios terapêuticos, tanto para eles como para professores e alunos do projeto sócio educativo. São trabalhados a auto-estima, meditação, reflexão, relaxamento e mais. Além desses foi criado um Coral de adultos.
A diretora de Educação e Cultura Ana Emília Fernandes Iguegami, idealizadora dos novos projetos ressalta que tudo isso reforça o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. “Nós procuramos complementar o processo de ensino-aprendizado levando a arte e a cultura aos nossos estudantes”, concluiu Ana Emília.