Mais de 7.400 escolas rurais contam com internet via satélite graças ao programa Educação Conectada. De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, mais de 2,4 milhões de estudantes estão sendo atendidos com essa tecnologia. Em 2020, R$ 165 milhões foram investidos no programa.
Essa é apenas uma das iniciativas para conectar estudantes. Milton Ribeiro, que participou do programa A Voz do Brasil, destacou que, durante a pandemia a pasta distribuiu a estudantes do ensino superior chips de acesso à internet para que eles pudessem seguir com o ensino à distância.
Para os pequenos, o MEC disponibilizou um aplicativo voltado à alfabetização: o GraphoGame, no qual por meio de jogos, a criança aprende a juntar vogais, consoantes e formar palavras. Foram cerca de 500 mil downloads da ferramenta. “Quando o menino não tem conexão em casa, não tem wi-fi disponível ele pode baixar esse App na escola e depois ele consegue jogar offline, não tem internet, ele pode baixar na escola e jogar offline, em casa”
O ministro falou sobre outras iniciativas da pasta na formação remota de professores, transparência de gastos e até diplomas eletrônicos.