O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), afirmou que os números da região em relação à Covid impediram a cidade de subir da fase laranja para a fase amarela do Plano SP.
A informação de que o avanço da Covid nas cidades da região poderia frear a reclassificação de Rio Preto na fase 3 foi adiantada com exclusividade pelo DLNews na noite desta quinta-feira (20), na Coluna Bastidores – leia aqui. Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, Edinho afirmou que havia iniciado diálogos com setores da economia para a reabertura dos estabelecimentos, “mas, lamentavelmente, isso não foi possível diante dos números da região” – confira abaixo a nota na íntegra.
O secretário de Saúde, Aldenis Borim, reforçou na live desta sexta o que ele chamou de “decepção” e “tristeza” a manutenção de Rio Preto na fase laranja. Segundo ele, o principal motivo que levou a região a permanecer na fase 2 do Plano SP foi a taxa de ocupação de leitos de UTI, que está em 76,9% – precisaria estar abaixo de 75% para ir pra fase amarela. Em Rio Preto apenas, a taxa é de 71,9%.
Borim destacou, no entanto, que o quadro hoje é exatamente o oposto ao que ocorreu em julho, quando Rio Preto bateu 82% de ocupação de leitos de UTI e foi salvo de ir para a fase vermelha – a mais restritiva – justamente pela média regional.
A manutenção de Rio Preto até o dia 4 de setembro na fase laranja – a segunda mais restritiva do Plano SP – foi anunciada no início da tarde desta sexta pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). Das 16 regiões administrativas do Estado, 10 estão na fase amarela e seis na laranja.
Confira abaixo a nota do prefeito Edinho na íntegra:
“Com base nas análises do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus de São José do Rio Preto, desde o último final da semana os índices apontavam, e mostram até o momento, que deveríamos seguir para a fase amarela a partir de agora e assim iniciar a retomada da economia de parte de setores que vêm sofrendo desde o início da pandemia. Felizmente, os casos da Covid19 estão registrando queda diariamente em nossa cidade. Tanto é que determinei que o comitê iniciasse diálogo com os setores mais prejudicados para discutir os protocolos de reabertura. Mas, lamentavelmente, isso não foi possível diante dos números da região. Dessa forma, respeito a decisão do comitê do governo do Estado que anunciou hoje a manutenção na fase laranja do Plano São Paulo.
Continuaremos acompanhando passo a passo os casos e dialogando com o governo do Estado para verificar se é possível avanço de fase na próxima semana.
Assim, continuamos solicitando aos rio-pretenses: se possível fique em casa, que usem álcool em gel, utilizem a máscara para se proteger e evitem aglomerações”.