Há nove dias das eleições, o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (PPS) ainda não fez nenhuma manifestação pública de apoio a qualquer candidato de seu partido. Internamente estaria existindo pressão, mas Edinho ignora. O clima no partido é inquietação e sentimento de abandono.
O ex-presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) José Luiz Franzotti, amigo do prefeito e candidato a deputado estadual do partido ainda não recebeu apoio oficial. Toda vez que é questionado, Edinho diz que está apoiando os que trabalham por Rio Preto.
Até agora, em solenidades, o prefeito tem manifestado apoio a candidatos de outros partidos. Recentemente, durante ato de lançamento da construção do novo trevo da cidade, Araújo, ao lado de várias autoridades fez uma série de elogios ao presidente da Assembléia Legislativa Rodrigo Garcia (PFL), candidato a reeleição.
Durante seu discurso, o prefeito reconheceu que Garcia seria um agente político importante da cidade junto ao governo. Auxiliares mais próximos do prefeito dizem que os elogios foram feitos ao presidente da Assembléia Legislativa e não diretamente ao candidato a reeleição, “temos que lembrar que Rodrigo representava o governador naquele dia”, disse um membro do governo.
Franzotti, mesmo sendo amigo e ex-auxiliar de Edinho tem mantido distância do governo e do gabinete. Segundo um importante membro do PPS, José Luiz Franzotti estaria magoado com o prefeito. Esse mesmo partidário de Edinho afirmou que, após as eleições “caso seja eleito deputado estadual, Franzotti saberá se comportar”.
Outra importante peça do partido vai mais longe e acha que a executiva municipal deveria “enquadrar” o prefeito e exigir sua manifestação de apoio aos candidatos do PPS. Ele disse que o correto seria dar prazo até segunda-feira, exigindo uma declaração do prefeito.
O candidato foi procurado para comentar o assunto, mas estava em campanha e não retornou às ligações. Franzotti foi prefeito de Potirendaba duas vezes e auxiliar de Edinho Araújo. O prefeito não se manifesta sobre apoio oficial a nenhum candidato a deputado.