O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou no início da noite desta quarta (19) que os supermercados e hipermercados poderão voltar a reabrir nos fins de semana, a começar deste próximo – dias 22 e 23.
De acordo com o prefeito, a medida foi tomada após reunião com o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus e com a Procuradoria Geral do Município. A medida estava em vigor em Rio Preto há um mês, como forma de evitar a aglomeração de consumidores nos supermercados da cidade.
Ainda segundo Edinho, a liberação vai ocorrer independentemente da classificação do município no Plano São Paulo, que será anunciada na próxima sexta-feira (21) em live do governo do Estado. Rio Preto está atualmente na fase laranja (2) do plano, mas a expectativa de assessores próximos ao prefeito é que a região seja classificada para a fase amarela (3), que permite uma maior flexibilização dos serviços no município.
O decreto municipal que determinava o fechamento dos supermercados e hipermercados ainda neste próximo fim de semana (22-23) deverá ser revogado na sexta (21), valendo a partir do sábado. Edinho afirmou ainda que detalhes sobre a decisão de liberar os estabelecimentos serão dados na live desta quinta-feira (20) pela Vigilância Sanitária.
Lei Seca
O novo decreto de sexta-feira (21) também trará alterações na Lei Seca. A restrição agora de venda de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h, e durante às 24 horas aos sábados e domingos só vale para bebidas alcoólicas geladas. Se a bebida não estiver refrigerada, poderá ser comercializada normalmente.