O Comitê de Enfrentamento ao coronavírus decidiu, em reunião de emergência neste domingo, 14, que Rio Preto terá lockdown para frear o avanço da Covid-19 na cidade. As medidas mais restritivas começam na terça-feira, 16. A informação foi confirmada ao Diário por diferentes fontes.
A reunião aconteceu no nono andar da Prefeitura de Rio Preto e envolveu o prefeito Edinho Araújo (MDB), o vice-prefeito Orlando Bolçone O Diário apurou que o lockdown em Rio Preto seguirá as mesmas diretrizes do que foi decretado em Araraquara.
O prefeito Edinho Araújo segue as bases jurídicas para formulação do decreto que colocará a cidade em uma fase ainda mais rígida do que a definida pelo Estado.
NOTA DA PREFEITURA
Em reunião de emergência no início da manhã deste domingo, dia 14 de março, o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus apresentou ao prefeito Edinho Araújo e autoridades da cidade, o agravamento da transmissão do vírus da Covid-19 e ocupação de leitos em Rio Preto, que beira o colapso com uma ocupação média de 98%.
Ficou decidido ao final do encontro, por unanimidade, que a única possibilidade de conter o avanço do vírus é adotar um lockdown no município.
Diante de um alerta dos técnicos da necessidade de regionalizar as medidas, o prefeito Edinho Araújo irá se reunir, de forma virtual, nesta segunda-feira, dia 15, com os prefeitos da região para sugerir que as ações possam ser seguidas pelas cidades vizinhas. A data de início do lockdown será divulgada após a reunião.
O detalhamento das medidas, contidas no decreto, será decidido entre o Comitê e a Procuradoria Geral do Município de Rio Preto.