sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ecotudo supera 200 toneladas em janeiro

Em janeiro, o Ecotudo superou todos os meses anteriores em relação ao número de toneladas de resíduos domésticos entregues pela população. No primeiro mês do ano, foram coletados 209.3 mil…

Em janeiro, o Ecotudo superou todos os meses anteriores em relação ao número de toneladas de resíduos domésticos entregues pela população.

No primeiro mês do ano, foram coletados 209.3 mil quilos, quantia bem superior às 183 toneladas de dezembro e 170 ton. de novembro.

“O crescimento comprova que a cada mês conquistamos ainda mais a atenção dos moradores. O aumento gradativo já era esperado, porque é preciso tempo para que as pessoas se acostumem e adotem práticas de preservação do meio ambiente e reciclagem”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela.

A empresa de coleta de lixo comum, Converd, chega a coletar 65 toneladas de lixo por dia em Votuporanga.

Conforme observa o superintendente Eng. Marcelo Marin Zeitune, isso significa que o Ecotudo retirou do meio ambiente o equivalente a três dias de lixo gerado pelos moradores.

“Começamos em março recebendo 67 toneladas e em 10 meses chegamos à marca de 200 toneladas, ou seja, triplicamos o número inicial”, comemora.

O Ecotudo é o primeiro centro de coleta de resíduos domésticos do Brasil a funcionar 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Os moradores podem descartar de forma gratuita ferro, podas de árvores, entulhos, madeiras, tecidos, roupas e calçados, papel, alumínio, plásticos, eletrônicos, animais mortos, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, entre outros.

Em janeiro, o espaço recebeu 111.600 quilos de entulho, 25.430 quilos de pneus inservíveis no Ecoponto, 34.650 quilos de madeira, 18.900 de podas de árvore, 4.775 de recicláveis diversos, entre outros.

Grande parte do material é encaminhada à Coopervinte que fica com a renda pela venda do produto para empresas de reciclagem.

A implantação do Ecotudo faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, que a Saev Ambiental está traçando para Votuporanga, dentro do plano de governo do prefeito Junior Marão.

Notícias relacionadas