domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ecotudo recebeu 1 mil toneladas de lixo em 2010

Entre os fatos que marcaram o ano de 2010 em Votuporanga, o meio ambiente teve seu lugar de destaque. A cidade comemorou a inauguração da maior obra da sua história,…

Entre os fatos que marcaram o ano de 2010 em Votuporanga, o meio ambiente teve seu lugar de destaque.

A cidade comemorou a inauguração da maior obra da sua história, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Aparecido Polidoro” para o tratamento de 100% dos efluentes; recebeu menção honrosa no prêmio Cempre pela criação do projeto de incentivo à reciclagem, o Ecotudo; criou o programa Adote o Verde que deu atenção especial para praças e áreas verdes; lançou as campanhas Cata-Pilha e Olho no Óleo; melhorou a coleta de lixo comum em parceria com a Converd; sediou cursos de renome na área de tratamento de água, entre outras conquistas que buscaram em primeiro lugar a preservação do meio ambiente.

Os acontecimentos foram essenciais para que Votuporanga recebesse, pela primeira vez, o Selo Verde Azul entregue pelo Governo do Estado de São Paulo neste mês de dezembro.

Os assuntos foram tema de conversa entre os funcionários da Saev Ambiental e o superintendente Eng. Marcelo Marin Zeitune, nesta segunda-feira.

Fechando o ano, o diretor da autarquia apresentou um balanço do Ecotudo que foi considerado o principal projeto de 2010 devido aos números positivos de recebimento de resíduos sólidos domésticos desde sua inauguração em março deste ano.

No período de nove meses em funcionamento, o Ponto de Entrega Voluntária recolheu mais de 1,15 mil toneladas de materiais inservíveis, o equivalente a mais de 1 milhão de quilos em resíduos que foram retirados da natureza.

Esse total representa uma média mensal de descarte de mais de 127 toneladas desde que o Ecotudo passou a operar.

O local recebe todo tipo de material domiciliar e qualquer pessoa pode procurar o espaço que funciona 24 horas por dia.

“O Ecotudo demonstrou ser um projeto inovador e que traz benefícios à cidade. Além de diminuir a quantidade de lixo depositada em locais impróprios em Votuporanga, o espaço contribui para a preservação do meio ambiente, já que coleta e separa os materiais, destinando cada tipo para o local mais adequado. Os recicláveis, por exemplo, são encaminhados à Coopervinte, cooperativa de catadores que funciona como forma de geração de renda para as famílias. E o óleo de cozinha usado, ao invés de poluir e obstruir a rede de esgotos, é armazenado e repassado a uma empresa especializada que transforma o produto em biocombustível”, destaca Zeitune.

O reconhecimento ao projeto veio em novembro, quando o Ecotudo foi indicado e recebeu menção honrosa como um dos três melhores projetos de inovação tecnológica do Brasil, no Prêmio Cempre 2010.

O Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem – é uma entidade que incentiva formas de preservação e propostas de desenvolvimento sustentável.

A entidade é reconhecida internacionalmente como um dos principais órgãos de apoio à ecologia.

Como diferenciais do Ecotudo estão o período de funcionamento e a possibilidade de depositar todo tipo de material no local.

O espaço funciona na antiga Algodoeira Matarazzo, todos os dias da semana – inclusive aos sábados, domingos e feriados – 24 horas por dia.

O Ecotudo recebe, entre outros materiais, ferro, entulhos, poda de árvores, madeira, recicláveis, carcaças de animais mortos, lâmpadas, pilhas, baterias, lixo eletrônico e até mesmo tecidos, retalhos e roupas. Cada item é devidamente separado em baias e repassado ao destino mais apropriado.

Para o secretário de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Geól. Gustavo Gallo Vilela, “o aumento na coleta mês a mês comprova que a Saev Ambiental conseguiu atingir o objetivo e conscientizar a população de que é preciso dar destinação correta ao lixo. O Ecotudo tem ajudado muito a cidade e as pessoas reconhecem que o espaço é fundamental para contribuir com a limpeza e a preservação ambiental de Votuporanga. Nós esperamos que o sucesso do Ecotudo em 2010 se repita no próximo ano e que esse projeto cresça e se desenvolva cada vez mais”.

Dezembro

De acordo com as estimativas, o mês de dezembro deve estabelecer um novo recorde de arrecadação de materiais para o Ecotudo da Saev Ambiental.

O balanço preliminar do mês apresenta a coleta de 134 toneladas de itens descartados entre os dias 1º e 21 de dezembro.

Calculando a média diária e multiplicando pelos dias restantes, verifica-se que a coleta total do Ecotudo neste mês deverá ultrapassar 198 toneladas, o maior volume arrecadado pelo espaço desde o início de seu funcionamento.

No último mês do ano – até o dia 21 – o Ecotudo recebeu mais de 82 mil quilos de entulhos, 17 mil quilos de madeira, a mesma quantidade de poda de árvores, 1,2 mil quilos de ferro e 2,3 mil quilos de materiais recicláveis, entre papel, plástico, vidro, isopor, papelão e alumínio.

No local, já são 600 quilos de aparelhos eletrônicos, como TVs e computadores e acessórios em geral. Além disso, foram recebidas 21 carcaças de animais mortos, totalizando 315 quilos. Só em dezembro já foram armazenados mais de 2,2 mil litros (ou 760 Kg) de óleo de cozinha usado no Ecotudo.

Outro destaque fica para o Ecopneus, que funciona junto ao Ecotudo e recebe especificamente pneus inservíveis. No período de coleta de dezembro – apurado até 21 de dezembro – já estão contabilizadas quase 11 toneladas de pneus que não servem mais para uso no local.

“Nós acompanhamos com muito entusiasmo o aumento da abrangência do Ecotudo e estamos fazendo tudo para que este seja um espaço sempre lembrado pela população na hora de descartar qualquer material.

Em 2011 o projeto continua e estamos na expectativa por novos recordes de coleta com a ajuda da população”, comenta a responsável pelo Ecotudo, a Biol. Simone Neiva Rodella.

Atendimento

O Ecotudo fica no antigo prédio da Algodoeira Matarazzo, na esquina das avenidas Conde Francisco Matarazzo e Francisco Bueno Baeza.

Além de retirar o lixo da natureza, o Ecotudo ainda tem servido para atividades de educação ambiental. Regularmente, escolas do município e região e outros grupos visitam o local.

Em dezembro o espaço já recebeu a visita de aproximadamente 130 pessoas. Informações sobre o Ecotudo e para agendamento de visitas estão disponíveis pelo telefone (17) 34222854.

Notícias relacionadas