sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ecotudo ganha réplica na praça Cívica

Quem passar pela praça Cívica a partir desta sexta-feira (8/4) conhecerá como funciona o Ecotudo de Votuporanga. Em comemoração ao aniversário de um ano de criação do programa, a Saev…

Quem passar pela praça Cívica a partir desta sexta-feira (8/4) conhecerá como funciona o Ecotudo de Votuporanga.

Em comemoração ao aniversário de um ano de criação do programa, a Saev Ambiental instalou no centro da cidade uma réplica do Ecotudo original para recebimento de resíduos domésticos.

Cercada com pneus inservíveis arrecadados no Ecoponto, com mudas de árvores nativas ao redor do circuito e sinalização aérea indicando as baias para o descarte de cada tipo de lixo, a réplica ficará aberta para a população entregar os resíduos durante 24 horas, inclusive aos finais de semana. A estrutura de 100 m² é similar à do Ecotudo instalado na antiga Algodoeira Matarazzo num galpão de 1.767 m².

“A proposta é seguir as principais características do programa. Este ´mini Ecotudo´ na região central é uma forma de comemorarmos o aniversário de um ano e também de divulgar este serviço para a população que ainda não esteve no galpão original”, conta o superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune.

Em 12 meses ininterruptos de atendimento, a população entregou ao Ecotudo 1,7 milhão de quilos de materiais, o equivalente a 1,7 mil toneladas. “Em abril de 2010, foram 69 toneladas enquanto em março conseguimos 160 ton. de resíduos que tiveram destinação ambientalmente correta. Com o passar do tempo fomos divulgando o programa, conscientização a população. Agora, com a réplica no centro da cidade, acreditamos ganhar ainda mais a atenção dos moradores”, destaca o Secretário de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela.

A réplica, assim como o Ecotudo, receberá óleo de cozinha, papel, papelão, plástico, vidro, móveis, roupas, calçados, madeira, gesso, isopor, metais, lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes, lixo orgânico, pneus, espumas, entre outros objetos domésticos. A coordenadora, Biól. Simone Neiva Rodella, conta que “muita gente acha que o Ecotudo é um aterro onde se descarta o lixo de forma desordenada. Queremos mostrar, para quem ainda não conheceu o programa pessoalmente, que a estrutura é diferenciada, muito limpa e organizada”.

A empresa de coleta de lixo comum, Converd, coleta em média 65 toneladas de lixo por dia em Votuporanga. Conforme observa o superintendente isso significa que o Ecotudo retirou do meio ambiente em um ano o equivalente a quase um mês de lixo gerado pelos moradores.

Datas comemorativas

A réplica do Ecotudo na praça Cívica busca ainda comemorar duas datas previstas no Calendário Ambiental do município, elaborado por indicação do programa Município Verde Azul: Dia da Conservação do Solo (18 de abril) e Dia do Planeta Terra (22 de abril).

SERVIÇO

RÉPLICA DO ECOTUDO

Local: Praça Cívica, junto à Concha Acústica, na esquina das ruas Amazonas e São Paulo

Fone: 34059195

Notícias relacionadas