Nesta quarta-feira (16/3), a Saev Ambiental recebeu um ofício do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria de Saúde de Votuporanga afirmando que a criação do Ecotudo tem colaborado para evitar a proliferação do mosquito da dengue na cidade.
De acordo com o documento, assinado pela encarregada de setor Cléria Aparecida Mesquita, a implantação do projeto contribuiu em dois fatores. O primeiro é a utilização e cuidado com o espaço da antiga Algodoeira Matarazzo. Devido à manutenção precária, a área de 32.593 m² localizada no Jardim Palmeiras I, continha diversos recipientes acumuladores de água e, por isso, era considerado ponto estratégico para criadouros do mosquito. “Agora, mesmo sendo ponto recebedor de resíduos, o local está sempre limpo com os resíduos em galpões cobertos. Em visitas realizadas no estabelecimento, ficaram constatadas melhorias de condições sanitárias”, afirma Cléria.
Outro fator positivo é que o Ecotudo passou a ser uma alternativa para o descarte de recicláveis e possíveis criadouros, como, por exemplo, os pneus. “Muitos moradores queriam se desfazer de certos resíduos, mas não sabiam como. Hoje, nossa equipe tem realizado um trabalho de conscientização orientando estes moradores a levarem o lixo, não retirado pela empresa de coleta comum, para o Ecotudo. Em alguns casos, nós mesmo fazemos essa coleta e levamos até o projeto”.
O documento diz ainda que “o setor de combate à dengue agradece aos responsáveis por terem contribuído para manutenção do ambiente saudável e livre da infestação do Aedes Aegypt”.
A coordenadora do Ecotudo, Simone Neiva Rodella, salienta que o o projeto retira do meio ambiente mais de 130 toneladas de resíduos domésticos por mês e, em quase um ano de funcionamento, registra aumento na procura por parte dos moradores. “Sabíamos que os resultados viriam a longo prazo, mas nos surpreendemos com a repercussão logo nos primeiros meses. Agora, a próxima etapa é a expansão para a Zona Norte com a criação do novo Ecotudo”.
O Ecotudo foi criado pela Saev Ambiental no final de março de 2010 para ser ponto de recebimento de todo tipo resíduo doméstico. O local fica aberto para a população 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. É possível descartar, pneus, garrafas, eletrônicos, móveis, roupas e calçados, isopor, papelão, colchões, animais mortos, óleo de cozinha, entulhos de construção e muitos outros. O endereço é Antiga Algodoeira Matarazzo, na avenida Francisco Bueno Baeza, no Jardim Palmeiras I. Mais informações pelo (17) 34222854.