Uma medida adotada pela Diretoria do Meio Ambiente de Fernandópolis é de se criar pontos estratégicos no município para deposito de entulhos de construção civil. A medida foi desencadeada após uma reclamação feita por uma moradora do bairro Caic que denunciou excesso de lixo em área próxima ao conjunto habitacional e na estrada vicinal que liga Fernandópolis a Meridiano.
Recentemente membros da Prefeitura juntamente com o diretor de Meio Ambiente, Ângelo Veiga, se reuniram com proprietários de caçambas e carreteiros com objetivo de eliminar o despejo desordenado de lixo em lote baldios de Fernandópolis.
A idéia é de se criar pontos estratégicos para ações que vão desde a retirada, até o escoamento dos materiais, que hoje ocupam terrenos baldios e servem de criadouro para pestes urbanas como ratos e proliferação de escorpiões, conforme já registrado pelas lentes do Região Noroeste, após denuncias de moradores dos bairros mais afetados pelo despejo clandestino desses materiais.
Os planos futuros da diretoria de Meio Ambiente para tentar sanar esse tipo de problema, consiste em iniciar estudos orçamentais a fim de criar uma usina de reciclagem para esse tipo de material que poderá ser revertido para a construção de casas populares.
A diretoria ainda informou que o problema nas localidades do Caic, conforme citado acima já foi solucionado e uma área verde ser implantada no terreno.