sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Economia encolheu 0,76% em agosto, diz BC

A economia brasileira encolheu 0,76% em agosto, terceiro mês seguido de contração, informou o Banco Central nesta sexta-feira. A expectativa dos economistas do mercado financeiro era uma queda de 0,6%…

A economia brasileira encolheu 0,76% em agosto, terceiro mês seguido de contração, informou o Banco Central nesta sexta-feira.

A expectativa dos economistas do mercado financeiro era uma queda de 0,6% do Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br) no mês. Mais uma retração era aguardada por causa de indicadores ruins de praticamente todos os setores. O impacto da crise econômica chegou até ao setor de serviços.

Na quinta-feira, o IBGE divulgou que o faturamento do setor teve uma queda real de 3,5%, ou seja, mesmo descontada a inflação, a receita encolheu em agosto frente a igual mês do ano anterior. Com a renda corroída pela inflação e com medo da alta do desemprego, as famílias diminuíram os gastos. Foi o terceiro resultado negativo para o setor de serviços, que teve o pior agosto da série histórica, iniciada em 2012. A contração acumulada no ano é de 2,6%.

Já a produção industrial encolheu 1,2% em agosto frente a julho: também a terceira queda mensal seguida. Mesmo no campo negativo, o resultado veio melhor do que o esperado pelos economistas, que projetavam queda de 1,6%. O desempenho acumulado no ano é de uma retração de 6,9%.

No entanto, o comércio teve um desempenho pior que o esperado no mês. Os analistas apostavam em 0,6%, mas as vendas do comércio caíram 0,9% no país em agosto, frente ao mês de julho. O varejo apresenta taxas negativas desde o mês de fevereiro. Apenas em 2015, a queda acumulada do varejo é de 3%.

Notícias relacionadas