sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Economia de energia pode gerar redução de 30% na conta de luz

Consumidor Economizar energia nunca é demais. Em 2003, o país viveu uma crise de energia elétrica, o “apagão”, quando as pessoas foram obrigadas a reduzir o consumo elétrico em suas…

Consumidor
Economizar energia nunca é demais. Em 2003, o país viveu uma crise de energia elétrica, o “apagão”, quando as pessoas foram obrigadas a reduzir o consumo elétrico em suas residências. Quatro anos depois, muitos hábitos foram esquecidos. Portanto, atenção, consumidor. Aí vão algumas dicas para economizar energia e o gasto com a conta de luz. O chuveiro é o aparelho que mais consome energia nas residências. Uma dica é colocá-lo na posição verão. Nesse caso, a redução pode chegar a 30 por cento com relação à posição inverno. O tempo ideal de banho varia entre três e quatro minutos. Quem é adepto ao ar condicionado pode tomar cuidados básicos, como manter as janelas fechadas, desligar o aparelho ao término do uso e limpar sempre os filtros. As lâmpadas fluorescentes gastam quatro vezes menos que as incandescentes. Outra dica é aproveitar a iluminação natural. Evite o uso da energia no horário de pico, entre seis da tarde e nove da noite, quando vários aparelhos funcionam ao mesmo tempo. Deixar aparelhos como estabilizadores, televisões, vídeos cassetes em stand by, ou seja, ligados, é um gasto desnecessário de energia. Para o engenheiro da Eletrobrás, Rafael Davi, a redução de energia elétrica é importante para o crescimento do país.

A conservação da energia é extremamente fundamental para o país. O país só conseguirá se desenvolver se tiver energia para isso. E a forma mais econômica de você ter energia é não desperdiçá-la. O que a gente está pedindo é bom para o país, mas é bom também para o consumidor, porque no final do mês pesa na sua conta de luz.

O engenheiro da Eletrobrás explica ainda que as medidas de redução de energia elétrica representam uma economia de 30 por cento na conta de luz mensal.

Notícias relacionadas