
Quem estiver acordado na madrugada de sexta-feira (14) terá a chance de presenciar “o primeiro eclipse lunar do ano”, fenômeno que promete colorir o céu de forma avermelhada. O espetáculo poderá ser visto em todo o país, desde que as condições climáticas permitam uma boa visibilidade.

De acordo com especialistas, esse tipo de eclipse acontece quando “a Lua passa pela sombra terrestre”, momento em que a luz do Sol consegue atravessar parcialmente a atmosfera do planeta, tingindo o satélite natural em tons de vermelho e laranja. Já a penumbra, uma parte mais externa e sutil, torna o escurecimento da Lua menos perceptível.
Para quem deseja contemplar o eclipse, o início da penumbra deve ocorrer por volta de 0h57, no horário de Brasília. “O começo do eclipse parcial ocorre às 2h09 e o total, por volta de 03h26”, mantendo-se visível até cerca de 05h47. Vale lembrar que esses horários podem variar de acordo com a localização e as condições meteorológicas.
Não são necessários equipamentos especiais para observar o eclipse, basta olhar para a Lua, aconselham os astrônomos. Já o próximo fenômeno desse tipo, previsto para 29 de março, será um eclipse solar parcial, porém não estará visível em nenhuma região do Brasil.
